top of page

Cromoterapia

A cromoterapia é a utilização das cores na cura das doenças e  vem sendo utilizada pelo homem desde as mais antigas civilizações: Egito, China , Índia. Atuando no nível físico, emocional e energético, age principalmente na nossa anatomia sutil, onde se encontra a chave da cura, não do corpo e sim da alma;
é um fato que as cores tem influência sobre as pessoas.
A cromoterapia moderna utiliza-se de tecnologia, é baseada nas 5 cores do espectro solar, um bastão com uma lampada de 25 watts é colocada a 5 cm de distância do paciente e é aplicado nos chakras permanecendo 5 minutos em cada chakra.
Para Hipócrates saúde e doença dependiam da harmonia entre meio ambiente, corpo e mente.
Consta na  relação das principais Terapias Alternativas ou Complementares feita pela OMS em 1976, de acordo com a Conferência Internacional de Atendimento Primários em Saúde de 1962 no Cazaquistão em Alma -Ata.

 

 

kromos -cor

Terapheia - tratamento
 

A palavra cromoterapia vem do grego.





Que você possa encontrar nas cores

uma melhor qualidade de vida.
Sinta-se no verde,
para ter equilíbrio e harmonia,
mas não se esqueça do preto,
que é seu manto de proteção.
Caminhe no azul
para a paz encontrar,
Mas banhe-se no vermelho
para a vitalidade brotar.
Brilhe no magenta,
mas não se esqueça do marrom;
 - para não dispersar.
Nunca esqueça o laranja,
para mais caminhos se abrirem.
Deixe surgir o amarelo, para os seus dias sorrirem.
Em sua vida não abandones
o violeta,que é a cor da elevação.
Nesta jornada de um arco-íris
que se inicia,não se afobe
na caminhada por cada cor.
Para a claridade sempre poder acompanhá-lo
o melhor foi feito;
Que haja uma ligação harmônica entre:
CROMOTERAPIA,A COR E VOCÊ.

 

Valcapelli


O tratamento pela cor era utilizado pelas civilizações antigas do Egito, nos grandes templos de Karnak e Tebas. Em suas salas coloridas, praticava-se pesquisas sobre o uso da cor na saúde; arqueólogos encontraram outros templos, construídos de tal forma que os raios do sol refratavam as cores do arco -íris nas salas, os médicos diagnosticavam as doenças e encaminhavam os pacientes para uma das salas, onde recebiam a cor necessária para o restablecimento orgânico.
Também a relação dos deuses egípcios com a cor comprova o profundo conhecimento daquela civilização quanto ao efeito das cores. Vejamos algums exemplos: Thoth, representado pela cor azul, tinha o poder de despertar os centros espirituais do cérebro; Ísis com seu raio amarelo, era responsável pelos estímulos da mente do homem; Osíris, com seu raio vermelho ardente era responsável pela vida do homem.
Os egípcios construiram a cidade colorida de Heliópolis (cidade da luz), onde as cores eram aplicadas nos tratamento de saúde. Ensinavam que as cores vermelho,amarelo e azul eram forças ativas dos seres físicos, mentais espirituais.
Empregavam a técnica de fazer água solarizada,  utilizada também pelos Hindus, Chineses, etc.

Os Egípcios também usavam as pedras na cromoterapia, a teoria prática da gemoterapia era de que as pedras continham a energia concentrada de um único matiz. A utilização das gemas vem sendo praticada até hoje, tanto no Egito quanto na Índia.
Assim, encontramos o domínio e aplicação prática da cor nas civilizações, antigas para o restablecimento físico, psíquico e emocional.
Embora a cromoterapia, como muitas ciências da atualidade, tenha raízes no passado, ressurgiu em nossos tempos a partir dos experimentos realizados em plantas, pelo inglês Robert Hunt- sobre a influência exercida pelas cores no crescimento das plantas.
O primeiro livro publicado acerca da aplicação da cor para fins terapêuticos foi em 1877, e tratava basicamente do uso do vermelho como estimulante e do azul como calmante. No ano seguinte o Dr. E.D. Babbitt publicou sua monumental
obra descrevendo os diferentes efeitos das sete cores do espectro da luz como agente de cura. Contudo, foi um cientista indiano, D.P. Ghadiali, que descobriu os princípios científicos que explicam porque e como os diferentes raios coloridos tem efeitos terapêuticos diversos sobre o organismo. Após vários anos de pesquisas, Ghadiali publicou em 1933 uma obra prima sobre a cromoterapia. Ele trabalhou, lecionou e desenvolveu vários tipos de lâmpadas.
O objetivo da ciência de curar pelas cores é combater a moléstia, através da restauração do equilíbrio e do balanceamento normal das energias da cor no interor do corpo. Pesquisas mostram que os efeitos notados pelo uso da cromoterapia ocorrem devidoa ação à ação dos raios coloridos sobre o corpo bioplasmático, que, por sua vez influencia o corpo físico.

 

bottom of page