top of page

O benefício das terapias alternativas no alívio de sintomas do climatério

A busca de perceber a natureza feminina de outras formas, de sentir a passagem do tempo levou ao encontro da Massoterapia, ao conhecimento da Medicina Tradicional Chinesa como uma das formas de tratamento do climatério e seus sintomas. Propõe-se uma terapêutica holística nesta fase de mudança, na possibilidade de realizar uma terapêutica mais voltada para a energia e trazendo assim para a mulher  outros conhecimentos que possam auxiliar nesse momento de transição.

Climatério é o período de transição da vida de uma mulher entre os ciclos ovulatórios finais  e a menopausa propriamente dita correspondendo a um período de 2 a 5 anos. O termo climatério tem origem no grego Climack - mudança -  e Térios - tempo significando mudança de estação (BASTOS, 2001 )
 

Terapias e climatério

1.1 OBJETIVOS DO TRATAMENTO DO CLIMATÉRIO
Aqui, apresentamos a técnica de massagem clínica de origem chinesa - Tui Na -  como coadjuvante no tratamento dos sintomas do climatério, possibilitando desta forma, a compreensão e a utilidade da Massoterapia como auxiliar nessa fase de transição da mulher que a conduz ao amadurecimento e a consciência da passagem do tempo.
A proposta de utilização do Tui Na para o climatério é tratar de forma natural o que é natural, o fechamento de um ciclo da mulher. Através do toque, que traz a consciência corporal e a continuidade do feminino que não cessa com última menstruação, vai além e percorre o Tao.


2. MEDICINA TRADICIONAL CHINESA (M.T.C.)
A Medicina Tradicional Chinesa constituiu segmento do conhecimento humano que se iniciou a milênios, Tendo por base a observação dos fenômenos da natureza e no estudo e compreensão dos princípios que regem a harmonia nela existente (MACCIOCIA, 2005).
2.1. O CONCEITO YIN/YANG
Desde épocas pré-históricas, os chineses já acreditavam que o mundo era formado pelas forças primordiais yin e yang. Ambos os elementos são considerados de igual valor e juntos formam o Ki ou Chi, a fonte de energia da vida cósmica.
O jogo conjunto yin-yang em eterna mutação determina não apenas o relacionamento entre os sexos como o equilíbrio de todos os outros pares, ou dos pares de conceito que constituem uma unidade polarizada, como por exemplo: corpo e espírito, consciente e inconsciente dia e noite (MARKERT, 1997).

 

3. Algumas considerações
O sangue feminino é ligado ao poder e é energia vital.
Menstruação e Menopausa são fenômenos naturais, fazem parte da existência de toda a mulher, são ciclos que tem seu início na menarca, passeiam pela gestação, finalizando com a menopausa. Ou talvez iniciando outra fase chamada maturidade, que pode vir acompanhadas de sintomas incômodos como calorões (fogachos), ansiedade, insônia, aumento das taxas de colesterol, doenças cardiovasculares entre tantos outros sintomas.
Muitas vezes provocando mudanças na imagem que as mulheres têm de si.
A Medicina Ocidental enfatiza os problemas físicos, o envelhecimento o declínio da função ovariana, a Medicina Tradicional Chinesa atua de forma holística não isolando os sintomas físicos dos emocionais, Não trata o sintoma, busca a causa.
Analisa as queixas, utiliza-se da massagem, da acupuntura de fórmulas herbáceas, em seus tratamentos onde as estações do ano, a cor, o sabor, tem influência; pulso, língua, olhos, coloração da pele fazem parte do diagnóstico, sem atuações de sistemas isolados. É o Yin e o Yang, em eterna transformação.
A Medicina Ocidental é baseada em medicamentos alopáticos, cirúrgicos, quimioterápicos.
O objetivo do  Tui Na para o climatério é a atuação de uma forma psíquica onde ocorra profunda integração entre paciente e terapeuta que esse corpo seja “tratado” junto com a Alma Etérea (Hun). E um resgate do feminino - vivência - outras possibilidades nessa fase da vida da mulher.

É o encontro com o seu corpo.

bottom of page